Cica

PALMEIRA CICA

 

Nome Científico: Cycas revoluta

Nome Popular: Cica, sagu, palmeira-sagu

Família: Cicadaceae

Divisão: Gimnospermae

Origem: Japão e Indonésia

Ciclo de Vida: Perene

 

Palmeira cica, Sagu de jardim ou simplesmente Sagu é o nome comum de duas plantas, de nome científico Cycas cincinalis e Cycas revoluta pertencentes à família botânica Cycadaceae. Vale observar que não se trata de uma planta da família das palmeiras (Arecaceae), apenas seu nome popular sugere isso. São muito usadas em jardinagem e paisagismo e possuem seiva rica em amido, mas tóxica quando crua.

 

A cica era comum no periodo jurássico, portanto conviveu com os dinossauros por toda sua trajetoria de existência. Sua florada acontece no verão, e exala um cheiro caracteristico que pode ser notado a grande distância. Esse cheiro característico é mais intenso no período natalino (no hemisfério sul), julgado por muitos ser um dos responsáveis pelo espírito do natal.

 

Vedete dos jardins contemporâneos e tropicais, a cica se parece com uma palmeira. Suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, compostos por folíolos pontiagudos. A planta tem crescimento bastante lento, o que a torna muito valorizada no mercado. Ela multiplica-se pelas sementes formadas no ápice, mas principalmente pelas brotações laterais que surgem na planta adulta. Vai bem como planta isolada e em conjuntos no jardim ou em vasos.

 

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em terra de jardim enriquecida com composto orgânico e areia, formando uma mistura leve e permeável.